Como denunciar maus tratos a animais

Quem nunca ficou morrendo de raiva ao ver um cãozinho ou gatinho abandonado ou apanhando?
Também não são raros os casos de donos que vão embora e deixam animais esquecidos em casa, sem água ou comida.
 Quem tem coração não consegue ver animais sendo mal tratados e caso você ainda não saiba,  existem leis que protegem os animais e tornam maus tratos com qualquer tipo de animais a principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais:
Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.Pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3.
É considerado maus tratos com animais atitudes como abandono, espancar e envenenamento de animais, sejam eles domésticos ou não. além de atos como deixar o animal preso em corrente, em local sujo ou pequeno demais que impeça o animal de andar ou correr, deixar o animal sem ventilação ou luz do sol, deixar de dar assistência veterinária a um animal doente ou ferido, deixar sem água ou comida, fazer um animal trabalhar além de suas forças e promover rinhas ou atos de violência contra animais.
Como adotar um cachorro.

Curso grátis de libras.



O grande problema é que pessoas que mau tratam animais muitas vezes contam com o silencio de quem assiste que em muitos casos não sabem que devem denunciar.
Crimes contra animais necessitam de representação, então se você souber de algum animal sendo mau tratado, denuncie.
Para denunciar maus tratos a animais é preciso  que se consiga o maior numero de informações que possam ajudar a identificar  o agressor, como endereço, placa do carro, nome ou profissão.
Depois é preciso ligar para a policia ou ir a uma delegacia e registre um Boletim de ocorrência, a policia vai encaminhar o B.O ao juizado especial criminal e o autor das agressões será processado mas é preciso que você acompanhe o processo ou peça para uma instituição de defesa de animais acompanhe o processo.
 Se você ver um animal abandonado na rua e não tiver ideia de quem possa ser seu dono, então é necessário chamar o centro de controle de zoonoses que recolherá o animal que se estiver saudável vai ser encaminhado para adoção e ganhar um novo lar.