Como garantir vaga em escola publica

Nenhuma criança ou adolescente pode ficar sem escola, é obrigação dos pais matriculares os filhos e do governo do município e do estado garantir a vaga e acesso das crianças a escolas.
Mesmo assim muitas mães precisam enfrentar uma verdadeira maratona para garantir o estudo de seus filhos.
Algumas mães passam noites inteiras em filas enormes para inscrever seus filhos em creches e escolas infantis e mesmo assim não conseguem a vaga e acabam tendo que ir para uma fila de espera que pode ser bastante longa e demorar meses para chamar.
Saiba que segundo a lei, o município tem obrigação de garantir vagas para todas as crianças de 1 a 5 anos em creches municipais, já para crianças entre 6 e 14 que devem cursar o ensino fundamental a responsabilidade de garantir vagas em escola é dividida entre o município e o estado, e para jovens de 15 a 18, que estiverem cursando o ensino médio, a responsabilidade passa a ser apenas do estado.
Para garantir uma vaga em escola publica, primeiro vá a escola de seu bairro ou próxima de sua casa e se informe quando as inscrições e matriculas podem ser feitas, no dia marcado chegue o mais cedo possivel pois você vai competir por uma vaga em escolas publicas e creches com muitas outras mães.
Mas caso não tenha vaga para seu filho e você precise ficar na fila de espera, deixe o nome do seu filho na lista de espera e procure o quanto antes a diretoria de ensino mais próxima da sua casa.

Se mesmo assim não tiver como encaixar seu filho em alguma escola , mesmo que já não tão próxima a sua casa , você deve procurar o conselho tutelar de sua cidade e dizer que seu filho esta sem escola, eles podem encaixar seu filho em alguma vaga .
Se ainda assim só tiver respostas negativas, seu filho não pode ficar sem estudar então você deve brigar por uma vaga onde puder, vá a delegacia de ensino da cidade e se não tiver mesmo jeito de arrumar uma vaga em escola publica para seu filho, vá a defensoria publica e procure o ministério publico , brigue na justiça pelo direito de seu filho estudar.
A delegacia de ensino de Osasco fica na R Geraldo Moran, 271 - Umuarama - Osasco, São Paulo - telefone:  (11) 36810274
 No endereço a baixo você pode ver a lista de escolas que fazem parte da diretoria de ensino http://www.deosasco.com.br/esscolas%20que%20pertencem%20a%20d.e.htm

3 comentários:

  1. "A criança e o adolescente têm direito ao acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência."
    Estatuto da Criança e do Adolescente, Capítulo IV, Artigo 53, Parágrafo V.

    AS escolas que vão fecha onde fica o direito das crianças

    ResponderExcluir
  2. Meu sobrinho tem 2 anos e está na fila de espera a mais de um ano, fomos no conselho tutelar e disseram que não podiam fazer nada, total descaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá na Câmara Municipal, falar com o Vereador que você elegeu. É responsabilidade dele te ajudar.

      Excluir