Como casar de graça em Osasco

Muita gente já encontrou o companheiro ideal e deseja viver o resto da vida ao lado desta pessoa, muitas pessoas já tem filhos em comum e dividem uma vida comprometidos um com o outro, realmente já são casais perfeitos e merecem ser muito felizes, mas infelizmente para certos aspectos da vida eles podem enfrentar problemas em não ter um casamento oficializado em um cartório.
Bom a alguns anos atrás as coisas eram muito mais difíceis,  hoje em dia reconhecimento do companheiro para divisão de bens  ou de direito de herança ou pensão de filhos fora de um casamento oficializado por um juiz é garantido. 

Problemas com Planos de Saúde para casais não casados.

Um casal casado no civil tem maior facilidade de adquirir um plano de saúde familiar, e evita dores de cabeça na hora de requisitar a cobertura do plano de saúde para o cônjuge e para os filhos.
Já quem não é casado tem uma dificuldade em pedir um plano de saúde para o companheiro, o marido que quer um plano de saúde para a esposa tem que ter um filho com ela para legitimar um pedido de cartão de dependente para a empresa.
Mas se o casal não tiverem filhos, o marido tem que ir até o cartório e pedir uma declaração de união estável, que não é gratuita e custa quase o preço de um casamento no cartório.







Problemas com o direito de propriedade.

Se um carro, moto ou imóvel comprado por um casal estiver no nome de apenas um dos cônjuges o outro cônjuge pode perder o direito de propriedade depois de uma separação ou mesmo após o óbito do companheiro, a que pode deixar a parte que ficou sem ter onde morar.
Por esta razão o melhor é colocar os bens adquiridos no nome dos dois para evitar dores de cabeça com a família na hora de repartir os bens.

Declarar o Imposto de renda Juntos.

Um casal não casado legalmente só pode declarar o imposto de renda juntos se tiverem filhos juntos, ou se viverem pelo menos cinco anos juntos.
As despesas com cuidados médicos, investimentos nos estudos e outros custos são dedutíveis do imposto de renda e você pode incorporar os gastos do seu parceiro se você se enquadrar no perfil acima.

Como funciona o Casamento Comunitário?

A prefeitura de Osasco tem feito casamentos gratuitos para a comunidade, o casamento é idêntico ao pago e é ao realizado no mesmo cartório pago, a única diferença e que a maioria destes casamentos são realizados em um dia da semana.
Então você vai se casar no cartório e depois de um mês a prefeitura disponibiliza uma festa com direito a vestido de noiva, bolo e alianças para todas as noivas.
Existem casais que preferem se casar no cartório, realizar a festa em um salão ou em casa mesmo e não vão até a festa, mas eles perdem os benefícios de receber as alianças, o vestido e a festa é claro.

Como se cadastrar no casamento comunitário?

A realização das inscrições do casamento comunitário em Osasco acontece uma vez por ano e depende do calendário estipulado pelo Fundo Social de Solidariedade, mas normalmente acontece entre março e maio de cada ano.
Para se cadastrar você precisa ir até o Fundo Social de Solidariedade de Osasco que fica próximo ao prédio da prefeitura de Osasco e dizer que quer se inscrever para o casamento comunitário, você vai receber informar o seu nome, o bairro em que mora, a sua profissão, sua idade, e estes mesmos dados de seu parceiro e vai receber uma lista de documentos para trazer em outro dia ai é só esperar uma ligação, nesta primeira etapa apenas um dos cônjuges precisa ir.
Após receber a ligação de chamada o casal vai ter que levar os documentos pedidos e ir até o Fundo Social de Solidariedade para tirar as medidas das alianças e receber um documento para marcar o casamento no cartório.
Já no dia de marcar o casamento no cartório você precisa levar duas testemunhas para legitimar a cerimônia, estas duas testemunhas precisam estar com o RG , mas não precisam ser um casal.

Como é no dia do Casamento?

Bom no cartório os noivos e seus padrinhos esperam o horário de seus casamentos e se casam normalmente com um juiz de paz, e individualmente, muita gente pensa que o casamento comunitário é realizado com todos os casais juntos, realmente não tem nada disso, na verdade são cerimonias muito bonitas e bem feitas.
Recomendo que leve um conhecido para filmar e tirar fotos na hora do casamento, porque as empresas de filmagens costumam cobrar caro por um serviço sem retoques e fotos sem um tratamento de imagem, muitas vezes é muito melhor uma foto digital de uma boa câmera de um amigo do que 15 fotos com qualidade duvidosa.

Como se informar do início das inscrições do Casamento Comunitário?

Para ficar por dentro eu aconselho que visite o site da prefeitura de Osasco durante dos meses de março á abril para receber mais informações.

O endereço do Fundo Social de Solidariedade :

Avenida Bussocaba, n°140 - Centro / Osasco
Telefone: 3652-9400
Email:fssmo@osasco.sp.gov.br


E Felicidades!