Como pegar fitas e agulhas para medir diabetes

Quem tem que conviver com um problema de saúde como o Diabetes sabe o quanto isso pode atrapalhar o dia a dia de uma pessoa, não só pelos danos que esta doença pode trazer, impotência sexual, dificuldade para ter filhos como infecções frequentes, alteração de visão ( visão embaçada ou duplicada), lentidão na cicatrização de feridas, sensação de fraqueza e cansaço constante, incidência de furúnculos, impotência sexual, dificuldade para ter filhos formigamento nas pernas e pés. que podem levar a cegueira , amputação de membros e até mesmo levar a morte. Além de aumentar complicações cardíacas e riscos em cirurgias.
Mas também pelo orçamento da família que muitas vezes não é suficiente para a compra de todos os remédios, agulhas e fitas para medir diabetes necessárias para manter a doença sob controle e garantir a qualidade de vida dos pacientes.

 A importância do controle do diabetes.
O ideal é que o paciente portador de diabetes meça seu índice glicêmico ao menos 2 vezes por dia para não correr o risco de que fique muito alta devido a excessos na alimentação ou passar nervoso nem muito abaixo do recomendado ( de 90 a 110) por falta de alimentação ou erro na dosagem dos remédios.
Só que as fitas para medir o índice glicêmico podem custar de 38,00 a 199,00 R$ uma caixinha com 100, dependendo do aparelho utilizado e do local onde forem adquiridas.

O que pouca gente sabe é que todo paciente portador de diabetes em Osasco que é atendido pelo SUS tem direito a retirar os insumos necessários (medicamentos, agulhas, aparelho para medir índice glicêmico, caneta de perfuração e fitas) porém é preciso enfrentar um processo um pouco demorado e trabalhoso, além de ficar atento aos prazos para requerimento dos materiais.








Como requerer as fitas para medir diabetes?

A primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o clinico geral e pedir um relatório médico e uma receita medica  com o CID-10 ( escrito em letra legível) em que conste que o paciente deve fazer controle constante da diabetes e utiliza remédios contínuos. ( Na duvida peça a seu médico os papeis necessários para pegar o kit de medir diabetes)
Depois vá a recepção do posto de saúde de seu bairro e peça para se cadastrar no programa do Diabético.
Você precisará ir pessoalmente ao serviço social da secretaria de saúde que fica na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 330, no centro de Osasco , ao lado da  escola de artes Antonio Salvi.

Documentos necessários para pedir materiais para medir diabetes

É necessário levar 3 cópias simples do RG, CPF e cartão do SUS do paciente. ( Em caso de menor de idade  ou pessoa incapacitada também são necessários 3 cópias do RG e CPF do responsável )
Também é preciso levar 3 cópias de um comprovante  de residência com CEP no nome do paciente ou pais em caso de menor de idade.
É preciso levar o relatório médico com CID - 10 ( com letra legível) original e mais 2 cópias e a receita médica onde esteja descrito a quantidade de testes  diários e o total de fitas e lancetas mensais que o paciente necessita também escrita com letra legível ou digitada além de 2 cópias da receita.
Você precisa ter em mãos 3 números de telefone  em que você possa ser contatado, de preferência 2 deles devem ser fixos.

como pedir:

A secretaria da saúde atende de  segunda a sexta das 9:00 às 16:00 horas.
Mas é importante lembrar que o cadastramento para receber o kit e as fitas para medir o Diabetes acontecem em períodos específicos que são divididos entre pacientes que necessitam do uso de insulina e dos que fazem tratamento com comprimidos, por isso ao procurar a secretaria da saúde para requerer as fitas de medir diabetes pode ser necessário aguardar e retornar na data certa.
 Depois  de dar entrada no requerimento das fitas e lancetas para medir diabetes será preciso aguardar até 3 meses para receber o kit com o aparelho e a caneta e o primeiro lote de agulhas e fitas, depois disso será necessário renovar o pedido todo ano, porém poderá pegar as fitas necessárias para seu uso todo mês