Como tirar a 1° Habilitação em Osasco.

A algumas décadas atrás muitas pessoas dirigiam um carro ou pilotavam uma moto mas apenas algumas delas tinham uma CNH, muitos acidentes aconteciam e o condutor não sabia o porque do acidente, as leis mudaram e ficaram mais rígidas , a fiscalização aumentou e uma indústria de multas se criou.
Já hoje em dia é extremamente necessário a pessoa que deseja conduzir um veiculo deve passar por um  curso de CFC e receber pelo menos as suas 20 aulas na auto escola.
Como tirar a sua habilitação em Osasco? 

1. Escolha a sua auto escola.

Pesquise por auto escolas que sejam cadastradas no Detran-SP e pesquise mais informações sobre ela na internet, procure por reclamações dela em sites como:
http://www.reclameaqui.com.br/
Ou
http://www.reclamao.com/
E veja os índices de reclamações , se outros consumidores tem problemas com a auto escola.
Dê muita importância a reclamações sobre demora na entrega de documentos, má vontade de instrutores em dar aulas, cancelamento de aulas e taxas extras não inclusas no contrato.
Após escolher a sua auto escola você vai assinar um contrato de prestação de serviços, e vai receber uma nota fiscal com os serviços e o valor dos serviços.

2. Marque uma visita ate o Ciretran de Osasco no Poupatempo pelo site:
http://www.eagendamento.sp.gov.br/poupatempo


Faça seu cadastro e agende um horário, preste atenção nos documentos necessários para efetuar o cadastro , normalmente os documentos são:
  1. Requerimento de inscrição de cadastramento( Entregue pela auto escola).
  2. Rg original e uma cópia.
  3. CPF original e uma cópia.
  4. Comprovante de endereço recente original e uma cópia.
Se o comprovante não estiver no seu nome somente é aceito comprovante no nome dos pais e do cônjuge, no caso do cônjuge se faz necessário original e cópia de certidão de casamento.
Somente são aceitos como comprovante de residência contas de agua , gás, energia elétrica, carne de condomínio, carne de IPTU ou correspondência originária de órgãos públicos.
Lá no Ciretran, será colhido suas digitais, uma confirmação que você sabe ler e escrever, vai tirar a sua foto para a habilitação.



3. Exame médico e Psicotécnico.

Volte até a sua auto escola e entregue a certidão que foi preenchida no Ciretran e marque seu exame médico na auto escola.
Vá até o consultório e faça o exame médico, normalmente os exames são:

Exame de vista.
Você vai passar por um exame para testar sua visão e se vai precisar de lentes corretivas.


Exame de visão periférica.

São colocadas duas pequenas luzes nas laterais de seu rosto e você tem que mostrar em qual lado a luz é acesa.

Exame de Força.
você tem que puxar uma alavanca em uma máquina , para ver a quantidade de força você tem em cada braço, este exame serve para ver se você consegue puxar um freio de mão ou apertar manetes de uma moto ou o freio e embreagem de uma motocicleta.

Exame psicotécnico.
No exame psicotécnico você vai receber um pequeno caderno com alguns exercícios como colocar o rabo em um cavalo desenhado, mas as questões vão ficando cada vez mais complexos e difíceis.
Mas você pode perceber que o examinador ou examinadora vai sair da sala v[árias vezes e dá a impressão de não estar muito interessado nos testes, mas normalmente você está sendo observado por uma câmera.

4. Curso CFC ( Centro de Formação de Condutores).

Vá até a sua auto escola com o resultados dos seus exames médico e psicotécnico e entregue para um responsável, o próximo passo vai ser se matricular em uma escola para receber o curso preparatório para condutores, aqui em Osasco existem vários e normalmente são bem localizados e próximos da auto escola.
Você vai participar de 9 aulas teóricas com a duração de 4 horas cada, onde você vai aprender:
  1. Algumas formas de ultrapassagens.
  2. Como se portar no trânsito.
  3. Noções de primeiros socorros.
  4. Mecânica básica.
  5. Sinalização das vias.
  6. Sinalização em placas.
  7. Preservar o meio ambiente.
Entre muitas outras dicas importantes para um condutor inexperiente.
Após o término do curso de formação de condutores você irá receber um certificado que deverá ser entregue na auto escola.
Após uns 15 dias do término do curso do CFC, você irá fazer uma prova teórica no Ciretran onde terá que provar para o Detran que está apto para receber as aulas práticas.

5. Enfim as aulas práticas.

Depois de receber a notificação da auto escola que você passou no processo de avaliação do Ciretran, você pode marcar as suas aulas práticas, onde você vai aprender a ligar um carro ou dar a partida em uma moto, vai conhecer onde ficam as setas e onde se trocam as marchas, só agora você vai saber se fez uma boa escolha em sua auto escola, na maioria dos casos já é tarde.

6. A Avaliação prática de condução de veiculo.

No dia da avaliação você vai ter que chegar cedo no local de avaliação e esperar o seu professor para fazer o percurso de teste e só vai ficar sabendo se foi aprovado uns 3 dias depois com a sua auto escola, se não for aprovado vai ter que desembolsar algum valor para remarcar o teste.