Passagem de ônibus gratuita para desempregados residentes em Osasco

Quem precisa procurar emprego na maioria das vezes não tem condições de arcar com os gastos com passagem de ônibus para entregar currículos ou fazer entrevistas de emprego.
O que pouca gente sabe é que segundo o decreto estadual nº 32.144 de 14 .08 .1990 e da resolução da secretaria dos transportes metropolitanos de nº 25 de 28. 03. 2003 todo trabalhador desempregado no estado de São Paulo tem direito a passagem de ônibus gratuita assim como em qualquer transporte publico como trem e metrô.
Cada município tem suas próprias regras para a aquisição do chamado bilhete eletrônico social, que é o bilhete de passagem gratuita para desempregados. Em Osasco nós temos o Bem Social.
Para que o Bem social seja adquirido por um cidadão que esteja desempregado em Osasco é preciso que este resida em Osasco a pelo menos 1 ano completo, que tenha ficado no ultimo emprego por pelo menos 6 meses, que esteja desempregado a mais de 2 meses e que tenha sido demitido a no máximo 1 ano sem justa causa. Pessoas que pediram demissão não tem direito a passagem gratuita.
Além disso o cidadão que deseja adquirir o bilhete eletrônico social precisa ter recebido a ultima parcela de seu seguro desemprego a pelo menos 30 dias e sua remuneração média no ultimo emprego não pode ter ultrapassado 2 salários mínimos.
Para pedir o cartão bem para desempregados é preciso ir pessoalmente na CMTO que fica no endereço Av Franz Voegelli, nº 930, Parque Continental, Osasco - SP , Próximo ao campos da Unifieo . O atendimento lá é de segunda a sexta, das 8:30 ás 16:00.


Ao comparecer na CMTO esteja com os seguintes documentos e cópias em mãos:
  • RG
  • CPF
  • Carteira de trabalho com baixa do ultimo emprego
  • termo de rescisão de contrato
  • Comprovante de entrada no fundo de garantia
  • extrato da ultima parcela do seguro desemprego
  • Comprovante de endereço recente ( últimos 3 meses)
Para diminuir a burocracia e evitar repetidas visitas a CMTO por falta de algum documento aconselho que leve também algum comprovante de residência antigo, como carnê de IPTU no ano passado ou uma conta de água, luz ou telefone antiga. Além de todos os documentos ligados a sua demissão que podem ser solicitados.
Será necessário aguardar 5 dias úteis para receber o cartão Bem social depois da data de entrada no pedido.
Você pode entrar em contato com a CMTO para esclarecer duvidas ou saber se seu cartão Bem social já chegou pelo telefone 3683-0434 nos ramais 256/257 ou através do e-mail cmto@osasco.sp.gov.br
O cartão bem Social é pessoal e não deve ser emprestado para terceiros pois isso pode levar a seu cancelamento.
Ele pode ser usado por até 3 meses, mas caso você encontre outro emprego antes, devolva no mesmo lugar onde foi feito, não deve ser cobrado nada pela emissão de sua primeira via.
Para utiliza-lo basta aproximar o cartão do leitor, como qualquer outro cartão e depois é necessário apresenta-lo ao cobrador que pode solicitar um documento de Identificação com foto que deve estar em mãos.