Como comprar e legalizar uma casa em área livre

Se tem uma coisa  que é sonho e desejo de todas as famílias é o sonho de morar em casa própria. 
Mas muitas vezes as condições não favorecem e a opção que a família tem é a compra de uma casa em área livre.
Mas ao pensar em comprar uma casa em área livre é preciso tomar alguns cuidados pois existem áreas que já estão marcadas para desapropriação ou remanejamento, ou seja, existem áreas marcadas para alguma obra da prefeitura onde ou urbanização onde as famílias cadastradas serão removidas para uma outra área e apenas os cadastrados terão direito e outras que serão simplesmente desocupadas.

O que pensar antes de comprar:

 Outra coisa que é preciso avaliar, é que casas em áreas livres  costumam não poder ser financiadas, é preciso ter o dinheiro completo do valor do Imóvel e além disso também não é possível utilizar seu FGTS para completar  o valor do imóvel ou para realizar reformas nele.
Ao comprar um imóvel em área livre é preciso ir com o proprietário do imóvel (antes da compra) na secretaria da habitação e desenvolvimento urbano com o RG, CPF dos dois e o proprietário do imóvel deve apresentar uma especie de senha ou documento que comprove seu direito a ocupação do terreno, mas mesmo que este documento não exista ( uma especie de registro de posse que costuma sair no nome da mãe da família) é preciso consultar a secretaria da habitação para garantir que não existem obras planejadas para aquela região que obrigue a desocupação da área ou mesmo se a área em que o imóvel esta localizada é de risco, com problemas de enchente ou desabamento.
Após esta consulta na secretaria da habitação, talvez seja preciso ir atrás de alguns outros documentos que a própria secretaria da habitação e desenvolvimento urbano possa solicitar.
Também é bom verificar junto as distribuidoras de água e energia elétrica para ver se esta tudo certo com as ligações e contas do imóvel.





Como comprar:

Se tudo estiver certo, você pode comprar a casa, mas lembre-se de fazer um contrato registrado em cartório  para sua segurança e também a segurança do vendedor.
neste contrato devem constar os dados pessoais das duas partes como RG, CPF, profissão, telefones além do valor do imóvel e forma de pagamento, para o caso de ter algum problema é bom também manter contato com o ex proprietário. 
Para mais informações consulte o site 
http://www.osasco.sp.gov.br/InternaSecretaria.aspx?ID=25 
ou vá pessoalmente a secretaria da habitação e desenvolvimento urbano que fica na Rua Elias Zamlut, 40 - Vila Osasco.
Você também pode pedir informações pelo e-mail gab.sehdu@osasco.sp.gov.br