Como abrir uma barraca de feira em Osasco

Osasco tem as maiores feiras da América latina e abrir uma banca de feira pode ser a vontade de muita gente que quer ser dono do próprio negócio, ter uma barraca de feira é um negócio lucrativo mas que exige muito trabalho.
Além das questões de produtos a serem vendidos e maneiras de administrar, quem deseja montar uma barraca de feira tem que acertar os detalhes da documentação.
É possivel comprar uma banca já licenciada, desde que se faça a transferência e se pague as taxas devidas.

Transferir uma banca comprada:

Para realizar a transferência de propriedade de uma barraca de feira e o direito de atuar nas feiras livres que o dono anterior já atuava é preciso que o novo proprietário apresente os mesmos documentos exigidos para que se conceda uma nova licença.
Esses documentos são a carteira de saúde que deve ser renovada anualmente, radiografia dos pulmões, certidões negativas pessoais, atestado de antecedentes criminais, RG e CPF e cópias, comprovante de residência de Osasco, 3 fotos 3x4 e alguns outros que a prefeitura pode exigir alguns outros documentos.




Iniciar banca nova:

Esses mesmos documentos precisam ser apresentados caso você queria iniciar uma banca em uma feira livre e além desses você também precisa apresentar uma declaração de quais feiras deseja atuar e com quais produtos deseja trabalhar.
As feiras de Osasco (quinta e domingo), Bela Vista (sábado) KM 18 ( sábado e terça feira) Presidente altino ( terça-feira) e Piratininga ( quarta-feira) já estão lotadas e não é possivel trabalhar em nenhuma delas a menos que se compre a barraca de alguém que já atue em um desses lugares.

Licença de feirante:

A licença de feirante consiste em um cartão de matricula onde devem constar o nome, endereço de residência, numero de inscrição do feirante, as feiras que pode trabalhar, o tipo de procuto comercializado, a metragem da barraca ou banca, a posição que a barraca ocupará nas feiras, o numero do processo e a data que iniciou as atividades. Uma placa de metal que deve conter o numero de matricula do feirante. Uma ficha de saúde que deve ser renovado anualmente e os recibos de pagamento de tributos que são devidos a quem tem um comercio.

Onde solicitar:

A solicitação de uma licença para feirante pode ser feita de segunda a sexta, das 8:00 ás 17:00 na secretaria de industria, comércio e abastecimento ( SICA) que fica na prefeitura de Osasco, Na Avenida Bussocaba, nº 300, na sala 33.
Caso você ainda tenha duvidas ou precise de orientação para abrir sua barraca de feira, pode procurar mais informações nas associações de feirantes de Osasco, uma delas fica na rua Narciso Sturlini nº 352 e atende no telefone (11) 3654- 2338.
Também existe uma na Av 7 de setembro, nº 871 JD Cipava.