Oficinas culturais gratuitas em Jandira.

Todas as pessoas tem direito a qualidade de vida, e qualidade de vida não é apenas ter o que comer, o que vestir, atendimento em hospitais.
Qualidade de vida também significa ter contato com arte e cultura.
Pessoas que se evolvem com qualquer manifestação artística tem mais facilidade de se expressar, de se concentrar e até mesmo no aprendizado.
Além disso participar de uma atividade cultural também aumenta a capacidade e facilidade de interação, diminui o estresse e colabora para que a pessoa veja a vida através de uma perspectiva diferente.
E foi pensando nisso que a Prefeitura de Jandira, através da secretaria de cultura de Jandira  criou as oficinais culturais oferecidas gratuitamente no município, possibilitando o aprendizado e a pratica de vários tipos de manifestações artísticas ministradas por professores conceituados e de alto nível.
Existem oficinas para todas as idades, desde crianças a partir dos 3 anos (oficina de  Ballet baby) crianças a partir de 6 anos até adultos ( a idade inicial exigida depende da atividade escolhida, mas existem atividades para todo mundo) Entre as atividades oferecidas estão:



Oficina de Carron


O Carron é um instrumento de percussão peruano que ajuda a desenvolver um novo senso musical e ajuda a melhorar e desenvolver a coordenação motora de crianças jovens e adultos, além de facilitar o entendimento artístico e ajudar na comunicação e interação social do aluno . A oficina de Carron tem 1 ano de duração, dividido em 2 semestres com apresentação ao fim de cada semestre.





Oficina de teatro: 


A Oficina de teatro pode ser feita por qualquer pessoa a partir dos 7 anos de idade e tem duração de 1 ano sendo dividido em 2 módulos.
O primeiro módulo é de iniciação teatral, com foco na improvisação e jogos teatrais o aluno da oficina aprende  neste módulo a trabalhar o corpo ( corpo do ator, corpo na cena) E a voz ( falada e cantada).
Já no segundo módulo o foco da oficina é a experiência da montagem de um espetáculo teatral com apreciação publica de tudo que foi desenvolvido durante todo o período da oficina.


Oficina de Piano clássico:


A oficina de Piano Clássico tem duração de 2 anos com aulas práticas e teóricas, as aulas teóricas são dadas  em grupos para aproveitar melhor o tempo e o desenvolvimento dos alunos, já as aulas praticas são dadas individualmente, Cada aluno terá um período de 30 minutos de aula prática por aula. O aluno da oficina de piano clássico aprende a ler partituras, rítmica, dinâmica e tem exercícios de percepção sonora.


Oficina de artes visuais:


O aluno da oficina de artes visuais desenvolve técnicas de desenho e pintura através de aulas práticas e teóricas onde aprende fundamentos do desenho ( linha, ponto, forma, plano, espaço, texturas, volume, desenho estrutural, composição e desenho de observação) noções espaciais ( proporção, espaço negativo, atmosfera, introdução à perspectiva e teoria das cores)  e técnicas expressivas (guache, carvão, grafite e aquarela)


Oficina de Audiovisual:


O aluno aprende as diferenças técnicas de cada função de uma equipe de filmagem ( roteiro, direção, fotografia, direção de arte, técnico de som e produção) A oficina visa formar realizadores de filmes de ficção e documentários. Durante a oficina um curta metragem será produzido pela turma e será exibido em mostras de artes na cidade e Jandira, além de ser utilizado para promover o cineclubismo.


Oficina de Maracatu: 


Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana  É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real, as aulas da oficina de maracatu misturam atividades práticas e teóricos e proporciona o contato com a cultura popular do Maracatu com conceitos básicos do ritmo. a oficina oferece aos alunos todos os instrumentos e técnicas de percussão como gongue, alfaia ganza e agogô

Oficina de dança contemporânea:

A dança contemporânea é uma forma de dança que valoriza a transmissão de sentimentos, ideias, conceitos sem que se exija uma unica técnica estabelecida e ajuda ao aluno a se comunicar melhor e ter mais consciência com seu corpo, além de ser uma ótima atividade física.


Oficina de canto e coral:


Aprimora a percepção musical do aluno e amplia seus conhecimentos sobre a técnica do canto, ajuda a construir um "ouvido melhor", proporciona uma melhor compreensão da musica e aumenta a qualidade da execução do canto.


Oficina de Ballet:


A oficina de Ballet clássico ajuda a melhorar a coordenação motora, a postura do corpo, melhora a concentração e ensina disciplina além de aumentar a autoestima e auxiliar na perda de peso. A oficina de Ballet pode ser feita por crianças a partir dos 3 anos de idade e também por jovens e adultos.


Oficina de teclado: 


As aulas da oficina de teclado são realizadas  com grupos de diferentes idades, permitindo que os alunos  interajam e tenham oportunidades de expandir suas perspectivas e sentimentos. O curso tem duração de 2 anos divididos em 4 módulos, (um Por semestre) que abrangem a iniciação musical com repertorio musical fácil, tom, acordes, escalas, campo harmônico, ritmos populares simples, andamento, misturas de ritmos, sugestão de registros, improvisação, transposição e acordes e suas inversões.


Oficina de Violão: 


Na oficina  de violão o aluno aprende de forma simples tocar e acompanhar canções utilizando acordes e ritmos simples além de aprender a teoria musical e exercícios de pratica violonística.

Como participar:


Para participar das oficinas é preciso que a criança tenha mais que 3 ano ( ballet baby) ou a partir de 6 anos até qualquer idade adulta ( as faixas etárias variam de uma oficina para outra) E é preciso levar o RG, CPF, 2 fotos 3x4, Um comprovante de residência Atualizado ( de até 3 meses) que não precisa ser de Jandira.

Pessoas menores de 18 anos devem fazer a inscrição acompanhadas pelos pais ou responsáveis e neste caso também é preciso levar os documentos dos pais além da certidão de nascimento.
Alguns dos cursos oferecidos necessitam de atestado médico para que o aluno possa frequenta-los.
As inscrições podem ser feitas Teatro Municipal Luiz Gonzaga - E-mail: cultura@jandira.sp.gov.br -  você pode obter mais informações através do Telefone: 4789-2956.