Como doar sangue em Osasco

Muita gente tem vontade de doar sangue, seja porque tem um parente ou amigo que precisa de doação no momento, seja porque gosta de ajudar e talvez até salvar a vida de outras pessoas.
Quando você decide ir a um hemocentro doar sangue, passa por uma triagem que garante que todo o procedimento é seguro tanto para o doador, no caso você, quanto para quem vai receber seu sangue.
Existem alguns requisitos básicos para a doação de sangue e eles são:
  • Apresentar condições de saúde boas:
  • ter mais de 16 anos e menos de 69 ( sim, menores de 18 anos podem doar sangue, mas para isso precisam apresentar originais e cópias dos RG próprio e do maior responsável, além de  um termo de autorização que pode ser conseguido no endereço http://weboffice.macronetwork.com.br/uploads/pro_sangue//arquivos/menoridade14072014.pdf  e deve ser devidamente preenchido e assinado pelo mesmo responsável dono do RG apresentado, a assinatura precisa bater com a do RG. Não é obrigatório estar acompanhado de um responsável, mas se for possivel é bom.
  • Ter peso superior a 50 kg
  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior a doação.
  • Se alimentar direito, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e apresentar um documento  de identificação original com foto ( RG, CTPS, cartão de identidade de profissional liberal)




Quem não pode doar:

Existem alguns impedimentos temporários, se você esteve resfriado precisa esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas para  doar sangue, se esta gravida ou acabou de ganhar o bebe, precisa esperar 90 dias no caso de parto normal e 180 dias em parto cesariana, se esta amamentando e seu bebe tem menos de um ano precisa esperar que se complete um ano do parto. caso tenha ingerido bebida alcoólica, precisa esperar 12 horas antes de poder doar sangue, se fez tatuagem precisa esperar 12 meses da data em que esta foi finalizada e se esteve no Acre, Amapá, Amazonas,Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, estados onde a incidência de malária é alta também é necessário aguardar 12 meses antes da doação.
Também existem condições que te impedem de doar sangue pelo resto da vida, como hepatite após os 11 anos, HIV, doenças associadas ao vírus HTLV I e II, doença de chagas, uso de drogas ilegais por via injetável e malária.

Se você tem um grupo grande ( entre 10 e 15 pessoas) que desejam doar sangue, a pró sangue disponibiliza vans para levar as pessoas para o posto de coleta, mas é preciso agendar com antecedência e respeitar algumas regras do serviço. 


No dia da doação:

Homens podem doar até 4 vezes em um ano, com intervalos de 60 dias entre cada doação, e mulheres podem doar 3 vezes em um ano, com intervalos de 90 dias entre as doações.
No dia em que doar sangue, tome muito liquido para ajudar a repor o volume retirado, principalmente nas primeiras 4 horas após a doação, fique sentado por pelo menos 15 minutos e coma o lanche oferecido antes de deixar o posto de coleta, não fume pelas primeira 2 horas após a doação, evite exercícios pesados e subidas fortes nas primeiras 12 horas após a doação, não retire o curativo por pelo menos 4 horas, se houver sangramento no local, limpe, pressione por 2 ou 3 minutos e faça um novo curativo que deve ser mantido por mais 4 horas e não consuma bebida alcoólica.

Se sentiu mal após uma doação?

Se após a doação você sentir mal-estar, fraqueza ou tontura, sente-se em  qualquer local e coloque a cabeça entre joelhos ou se possivel deite-se no chão com as pernas elevadas, isso aliviara seu mal estar. Se tiver febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa em até uma semana depois da doação, ligue ou entre em contato com a pró-sangue pelos telefones 0800-55-0300 ou 11-3061-5544 (ramais 294 ou 299).
Em Osasco você pode doar sangue de segunda a sexta, das 8:00 às 16:30 h ,e todos 1º, 3º e 5º sábado do mês das 8:00 às 16:00 h na rua Ari Barroso, 355 no bairro Presidente Altino.