Aulas de basquete gratuitas para crianças e adolescentes.

Na escola estadual Nilton Espirito Santo Ayres, localizada no Jardim Santo Antônio, em Osasco, Voluntários utilizam a prática de esportes para Ajudar crianças e adolescentes a se desenvolverem como cidadãos.
O Projeto Arremesso Para o Futuro tem como objetivo auxiliar o jovem em seu desenvolvimento social, promovendo sua inclusão, ajudando a combater a obesidade infantil e ensinando cidadania e disciplina a seus participantes através de aulas de basquete gratuitas.
O projeto começou em 2011 e acontece dentro do projeto "Escola da Família", com aulas todos os sábados das 9:00 as 11:00 horas da manhã.






aula de basquete gratuita


Importância da prática de esportes:

A prática de esportes e de extrema importância para crianças, pois estimula o desenvolvimento e auxilia no equilíbrio e coordenação motora dos pequenos.
No caso da prática do basquete ainda se agrega aos benefícios o desenvolvimento da agilidade e reflexos da criança, aumento da resistência física e melhora na concentração.
Por se tratar de um esporte de equipe, a prática do basquete ainda colabora com o desenvolvimento social da criança, ajudando-a muitas vezes a superar a timidez. Ensina a  estabelecer relações cooperativas e de companheirismo e estimula a independência  e tomada de decisões, dando maior segurança ao individuo em formação.

Muito mais do que aulas de basquete:

Além de oferecer ao jovem a oportunidade de participar de uma atividade esportiva e ensinar a criança a jogar basquete, o projeto Arremesso Para o futuro também fornece valores  e orientações para a formação da cidadania, aprendem a ter respeito e disciplina e ainda podem pedir reforço escolar se for necessário. O projeto visa auxiliar  no combate da exclusão que muitos jovens sofrem e ajudar a criança a seguir o caminho certo.
As crianças aprendem a trabalhar em grupo  e se desenvolvem melhor.

Sonho de uma carreira:

Embora a profissionalização no esporte não seja o foco do projeto, um criança ou adolescente que inicia a prática de um esporte, pode sonhar  com uma carreira no esporte,  e pode vir a ter oportunidades nessa área. Segundo o site  da secretaria da educação do Estado de São Paulo, dois dos alunos do Projeto Arremesso Para o Futuro  hoje jogam profissionalmente fora do País.


O que é preciso para participar:

O Projeto Arremesso para o Futuro atende crianças entre 8 e 16 anos, que devem estar em dia com a escola (matriculados e frequentando). Tanto meninos quanto meninas podem participar.
Não é exigido nenhum tipo de comprovação de renda, nem mesmo é restrito a crianças que morem nas proximidades do colégio onde as aulas são dadas.
Por se tratar de um projeto pequeno ainda, com capacidade de atender poucas crianças por vez ( cerca de 60)  é bom procurar informações pessoalmente  aos sábados,  das 9:00 as 11:00 horas da manhã (horário das aulas) diretamente com os professores do Projeto Arremesso Para o Futuro, na Escola Estadual Nilton Espirito Santo Ayres  localizada na Rua Imperial sem numero, JD. Santo Antônio (travessa da Av Internacional)

Assista o vídeo e saiba mais sobre o projeto:








Um comentário: